Páginas

Jazz




O jazz é uma manifestação artístico-musical originária dos Estados Unidos. Tal manifestação teria surgido por volta do início do século XX na região de Nova Orleães e em suas proximidades, tendo na cultura popular e na criatividade das comunidades negras que ali viviam um de seus espaços de desenvolvimento mais importantes.

















Jazz se desenvolveu com a mistura de várias tradições musicais, em particular a afroamericana. Esta nova forma de se fazer música incorporava 
blue noteschamada e  resposta, forma sincopada, polirritmia, improvisação e notas com swing do ragtime. Os instrumentos musicais básicos para o Jazz são aqueles usados em bandas marciais e bandas de dança: metais, palhetas e baterias. No entanto, o Jazz, em suas várias formas, aceita praticamente todo tipo de instrumento.















Louis Daniel Armstrong 







Louis Daniel Armstrong nasceu em Nova Orleans, em 4 de agosto de 1901 e faleceu em Nova Iorque no dia 6 de julho de 1971. É "a personificação do jazz". Com sua voz, Louis Armstrong é um dos maiores expoentes do Jazz tanto como cantor quanto por primeiro grande solista, com seu trompete.










Nascido em Storyville, o distrito de Nova Orleans famoso por seu ambiente, digamos, diversificado, que incluía de bordéis até igrejas, passando por espeluncas diversas, Louis Daniel Armstrong passou a infância mergulhado em grande pobreza. 

Seu pai abandonou a família asssim que Louis nasceu. Dividindo seu tempo entre a liberdade das ruas e o trabalho para ajudar a família, o pequeno Louis tornou-se uma criança extremamente esperta e adaptada à vida difícil. Conseguiu comprar uma corneta e, sozinho, começou a aprender a tocá-la. Também cantava com um grupo pelas ruas para ganhar uns trocados a mais. 

Na noite do ano novo de 1912, por brincadeira, atirou para o alto com um revólver, e por isso foi enviado a um reformatório, onde passaria um ano e meio. Curiosamente, foi essa temporada no reformatório que o fez ter um contato intensivo com a música, tocando bugle e corneta na banda da instituição. 

Ali também começou a aprender harmonia. De volta à liberdade, fez diversos bicos para se sustentar, e aproveitava cada oportunidade para emprestar uma corneta e tocar onde fosse possível, dentre as inúmeras bandas que pululavam por New Orleans - uma música que, no entanto, ainda não era o jazz. 

Entre os seus êxitos destacam-se, a título de exemplo, Mack the Knife ou What a Wonderful World 






Louis Armstrong - Mack the Knife






Louis Armstrong - What a Wonderful World 






"Todas as vezes que eu fecho os meus olhos tocando aquela minha trompeta, eu olho logo no coração da boa velha Nova Orleães... dá me algo para eu viver."


Um comentário: